No momento você está vendo QUAIS SÃO AS CINCO FACETAS DO AMOR?

QUAIS SÃO AS CINCO FACETAS DO AMOR?

Existem cinco facetas do amor para nos ajudar a compreender o amor.

Dentro de um relacionamento, o casal deve ter um desejo físico intenso um pelo outro que se exprime na intimidade sexual.

Embora o sexo não seja o mais importante numa vida a dois, constitui um indicador de saúde em um relacionamento.

Se existem tensões em outras áreas, refletem na vida sexual. Esta faceta do amor, chamada desejo nunca deve ser ignorada.

1° Epithumia

É um desejo muito forte, às vezes bom e às vezes mau. Esta palavra grega significa desejo, cobiça ou fazer o impossível, aspirar algo de maneira justificada ou não.

Quando positiva, é traduzida por desejo e no sentido negativo, é luxúria.

2º Eros

Significa romance, mesmo que dê uma ideia puramente erótica, mas não é o caso. Eros não é sempre sensual, mas sim um desejo ardente de se unir e possuir o ser amado. Eros é romântico, apaixonado e sentimental ao mesmo tempo. Ele é quase sempre o ponto de partida de um relacionamento.

No entanto, o amor Eros tem um grande problema. Ele necessita de ajuda porque é inconstante e não pode durar a vida inteira sem assistência.

Eros promete que a relação vai durar a vida toda, mas ele não pode cumprir sozinho esta promessa.

Neste estágio devemos fazer a diferença entre o verdadeiro amor romântico e os sentimentos emocionais e carnais ou ao aspecto exterior da outra pessoa que é simplesmente cobiçada.

Um sentimento amoroso autêntico é ao mesmo tempo espiritual, mental, emocional e físico.

3º Amor Stoge

Em grego significa « afeição. ». É usada para indicar a afeição natural como aquela que os pais sentem pela prole. É considerado o mais benéfico dos afetos. Acontece especialmente na família, entre seus membros.

Um relacionamento sem amor Stoge é como uma casa sem teto, onde a chuva cai e cria desconforto para todo mundo. Quando existe este amor ele cria uma atmosfera de segurança que dá suporte aos outros aspectos do amor, criando um estado de felicidade segura.

4º Phileo

Afeição pelos outros – camaradagem, compartilhar, comunhão, amizade  o amor Eros  aproxima os amantes, o Phileo une os amigos que gostam de ficar juntos, compartilham seus sentimentos, atitudes, sonhos, e as coisas íntimas que não podem compartilhar com outros, assim como o tempo e os interesses. Sem este, os relacionamentos e torna desgostoso, mesmo que exista paixão na cama. O amor Phileo torna o relacionamento interessante e gratificante.

Agora passamos do amor físico ao espiritual.

5 º Amor Ágape

É aquele que dá sem esperar nada em troca. Ele é o contrário do Phileo, que acalenta e aprecia. Ágape valoriza e se coloca a servir.

Este é o amor que você está precisando para restaurar seu relacionamento, porque ele depende unicamente da sua escolha e vontade de amar, não depende de sentimentos.

C. S. Lewis compara a diferença entre Ágape e as outras categorias de amor como uma horta que se não nos ocuparmos das ervas daninhas, estas dominam e invadem, inevitavelmente, devido ao nosso egoísmo.

No jardim do nosso amor, Ágape age como uma enxada e fertilizante para a saúde das plantas. Assim como Deus ordenou a Adão de se ocupar do jardim do Éden, este ato de vontade se chama Ágape, é um amor bem informado, hábil que se preocupa sempre do outro.

Um relacionamento com amor Ágape, pode sobreviver a qualquer situação. É ele que o mantém vivo quando o amor natural morreu.

O amor Ágape difere, é verdadeiro, entusiasta, é alimentado por uma fonte poderosa e eterna e pode continuar sua ação mesmo quando todos os outros expiraram.

O amor Ágape se exprime por meios espirituais, emocionais, físicos, a fim de satisfazer plenamente o outro, e não será, de forma alguma, um sacrifício, porque nós também estaremos satisfeitos.

A relação de amor desejada por nosso Criador para todos os casais é uma troca cativante, excitante de alma, corpo, espírito e emoções.

Nós somos livres para rejeitar, resistir, refutar este amor e nada pode nos impedir de seguir o caminho que escolhemos. Mas também somos livres para amar e receber as bençãos ligadas ao fato de sermos essencialmente amorosos.

É de extrema importância termos amigos que sejam um exemplo de amor Ágape para nos encorajar.

O mais importante é que as crianças aprendam a conhecer o amor e o relacionamento justo, observando a relação dos pais.

Com o passar do tempo, elas se sentem inseguras se não podem contar com o amor dos pais como referência.

Os pais representam o único meio de segurança, são a rocha ou a areia movediça onde darão os primeiros passos na idade adulta.

Referência: Dr. Ed Wheat,Gloria O. Perkins,  Apaixonado pela vida.

Deixe um comentário