No momento você está vendo COMO VOLTAR A SER FELIZ APÓS A SEPARAÇÃO?

COMO VOLTAR A SER FELIZ APÓS A SEPARAÇÃO?

Neste post ensino como você pode voltar a ser feliz após a separação!

“Quanto tempo mais você vai esperar antes de exigir o melhor para si mesmo?”  Epiteto

Ninguém entra em um relacionamento pensando que poderá se separar algum dia, não é mesmo?

Todos queremos amar e ser amados, mas e quando ocorre a separação?

Geralmente não estamos prontas (os) para lidar com a vida após a separação, talvez você até diga: “não me conformo com a separação”, mas, se não existe alternativa é preciso lidar e encarar os fatos de frente.

Para ambos os lados a dor do divórcio é difícil, porém mais difícil ainda é para quem foi deixado. A frustração se instala, todos sofrem.

Precisamos refletir sobre o que não deu certo em nossa relação anterior, analisar os nossos padrões negativos e repetitivos.

É um momento que teremos de enfrentar e olhar para nós mesmos, para recomeçar após a separação e ser feliz novamente.

Encontrando forças para seguir em frente

Tem uma frase de Aristóteles que é magnifica, sob a ótica de Eugênio Mussak, no vídeo: Jornada das Virtudes em seu primeiro episódio:

“Quando precisarmos de força, devemos recorrer as nossas virtudes.”, assim Eugênio explica: não seria a força interior a virtude?

Em momentos difíceis, o que nós precisamos:

  • Resistência;
  • Coragem;
  • Resiliência
  • Solidariedade

Se a virtude é força, ela pode ser desenvolvida, porém temos que querer e colocarmos em prática!

Que tipo de pessoa eu quero ser?

Esta pergunta também foi feita por grandes filósofos da antiguidade, e utilizavam as virtudes como meio de alcançar a “eudaimonia”, cujo significado é “felicidade”.

Não paramos para refletir sobre nós mesmos , vamos muitas vezes passando por cima de nossas emoções, e colhemos lá na frente frustrações e sofrimentos.

Então faça esta pergunta, que tipo de pessoa eu quero ser?

O equilíbrio é o segredo

Continuando a refletir sobre as virtudes segundo Aristóteles, ele aconselhou sobre desenvolver o equilíbrio, pois uma vida cheia de austeridade, repressão e privação não nos leva a tão procurada felicidade. Porém, uma vida que busca apenas o prazer, pode levar a um vazio existencial e uma vida sem sentido.  Logo, virtude com equilíbrio.

Para aprofundar sobre os conceitos de virtude de acordo com Aristóteles, você pode acessar o artigo: Como ser feliz? Os 11 conselhos de Aristóteles.

Criar experiências positivas

Wendy Paris, jornalista e fundadora da Splitopia.com (site especializado em divórcio), diz que as  transições também trazem consigo vantagens, e podem trazer mudanças positivas.

Nós não deveríamos colocar a nossa força em ação e perceber a nossa oportunidade de crescer diante desta situação de divórcio?

Devemos mudar o  foco do que perdemos e sim para o que estamos ganhando.

Enxergar as vantagens geram emoções positivas, criando um “espiral ascendente de positividade”, diz Barbara Fredrikson, presidente da Associação Internacional de Psicologia Positiva.

A positividade ajuda a nos conectar com outras pessoas, desenvolvemos um ponto de vista mais amplificado, criatividade para resolver problemas e habilidade de cooperação.

Fredrikson, também explica sobre a relação de balanceamento das emoções entre positividade e negatividade. Sendo que, precisamos de três experiências positivas para neutralizar todas as negativas.

E não há necessidade de sempre criar momentos muito intensos, pode até mesmo ser pequenas coisas como: “apreciar o pôr do sol e suas cores, algo simples, que passam desapercebidos em nosso dia a dia.”

Trazer momentos para lembrar quem somos em nossa essência, criar momentos alegres e positivos. Mas, lembre-se cultive as virtudes para encontrar a verdadeira felicidade .

Precisando de apoio para se reconstruir?

Saiba mais sobre meus serviços: A Chave para um Relacionamento Feliz agende sua sessão agora mesmo.

Deixe um comentário